Não precisa pensar que seu carro tem algum problema se o frentista disser que o nível de óleo está baixo do recomendado. Poucos motoristas sabem, mas o lubrificante do motor pode baixar até um litro a cada mil quilômetros rodados. Portanto, pode haver a necessidade de completá-lo antes das trocas.
Mesmo com toda tecnologia no desenvolvimento de peças e motores, o óleo ainda é consumido, diminuindo o nível no reservatório. Para reduzir o atrito das peças e aumentar o rendimento, o motor usa esse óleo para banhar quase todas as peças móveis. Grande parte desse lubrificante é usada nos pistões e cilindros para facilitar o deslocamento e diminuir o consumo de combustível.
Conforme o uso, o nível do óleo no reservatório cai. Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, explica que é normal o motorista perceber a diminuição na vareta. "O carro pode ter um consumo de 1 litro de óleo a cada 1 mil quilômetros, no máximo". A informação consta inclusive no manual do proprietário dos veículos.
Caso o carro gaste mais de 1 litro por 1 mil quilômetros, é indicativo de que há problema. "Ao notar que o consumo está muito elevado, preste atenção ao chão da garagem. Pode haver um vazamento de óleo e explicar o excesso", completa Romio. Caso o motor esteja consumindo muito óleo e não encontre o vazamento, procure uma oficina especializada para o diagnóstico.
Renato lembra também as datas de troca do óleo: "É importante que o motorista cumpra o prazo de troca especificado. Mesmo completando o nível com óleo novo, não se deve mudar a data, pois o óleo antigo pode criar borra no motor".
Medição
Mas para saber se o carro baixou ou não o óleo é fundamental fazer a medição corretamente. É preciso verificar o nível com o motor frio, no mínimo 10 minutos após desligá-lo. Com o motor quente o lubrificante ainda não desceu todo para o cárter (o reservatório) e pode dar uma falsa impressão de que o nível está baixo. E o veículo precisa estar em um lugar plano. Só com essas precauções é possível ver se o óleo está entre as marcações de mínimo e máximo recomendadas.
Fonte: Terra.com.br